Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Publicações do Inepac - Baixada Fluminense

03/10/2016 | Notícias
Acervo_Cultural2_1472246993.79.jpg
Crédito: Aline Souza e Nielson Bezerra
Legenda: Capa do livro

Esta é apenas uma das publicações do Inepac.

O estudo Nas sombras da diáspora: patrimônio e cultura afro-brasileira na Baixada Fluminense, de autoria de Nielson Rosa Bezerra, Marlucia dos S. Souza e Aline Sousa Nascimento vem preencher uma lacuna nos estudos sobre a ação da população de origem africana no território da Baixada Fluminense, as marcas materiais e imateriais deixadas por esse grupo trazido compulsoriamente para o Brasil.

A diáspora dessa população ainda é um item a ser explicado para um melhor entendimento e representação da dinâmica como ocorreu no espaço aqui definido. Essa investigação definiu com mais clareza uma configuração da identidade territorial ancestral e da cultura afro-brasileira.

A historicidade espacial só pode ser explicada pela Geografia, a ciência do território. O território é algo concreto, no qual se dão os fatos políticos, sociais, culturais e históricos, portanto, nele estão registradas as referências culturais.

É com essa visão que os autores pretendem nesse trabalho estabelecer um diálogo entre a história da Baixada Fluminense e o Patrimônio Cultural, “considerando as heranças africanas que foram determinantes para a formação da sociedade local, valorizando a população negra, descendente dos africanos que aqui se estabeleceram desde os primeiros tempos da diáspora”, em suas próprias palavras.

A publicação dessa obra foi selecionada pelo Inepac por ser relevante e oportuna no estudo do legado da cultura afrodescendente na Baixada Fluminense. Por limitações decorrentes da própria natureza do trabalho e do tempo disponível, foram abordados os municípios de Duque de Caxias, Magé e Nova Iguaçu. Os autores também estabeleceram uma sequência temática com fins didáticos para a apresentação, não se atendo à ordem cronológica ou territorial.

O mais relevante é que estejam representados elementos dos patrimônios cultural imaterial e material: comunidade educadora; blocos carnavalescos; Museu Vivo do São Bento; Caminhos do ouro e da pólvora; e) Caminhos do café; resistência escrava, trabalho e devoção.

A publicação Nas sombras da diáspora: patrimônio e cultura afro-brasileira na Baixada Fluminense, foi produzida com os recursos da Seleção Pública de Projetos para apoio financeiro, na área de Memó8 / Nielson Rosa Bezerra ria e Patrimônio, por meio da Chamada Pública nº 023/2011- MEMÓ- RIA FLUMINENSE – Inventários do Acervo Cultural – Edição 2011, do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac) da Secretaria de Estado de Cultura do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Baixe o arquivo no link: http://www.inepac.rj.gov.br/index.php/acervo/detalhar/21/0

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil