Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

II Exposição Franciscana de Presépios do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro

29/12/2016 | Notícias
Convite_Presepio_1480704442.88.jpg
Crédito: Convento Santo Antônio
Legenda: Convite

No Natal de 1223, São Francisco de Assis celebrou o Nascimento de Jesus de forma muito original. O santo queria sentir como o Menino-Deus nasceu numa gruta entre os animais. Sua celebração também foi a primeira encenação do Natal e a partir dessa dada os franciscanos divulgaram e se tornaram os herdeiros da tradição de montar presépios nas igrejas e conventos. A Coleção Franciscana de Presépios conta com mais de mil conjuntos em seu acervo. São Obras de diversos países e materiais, bem como formas e expressões das culturas locais e regionais. A cada ano a coleção aumenta com a aquisição e doação de novos presépios. Todo acervo é usado em diversas exposições nos conventos franciscanos e em outras entidades religiosas e culturais. Em cada mostra presépios novos são apresentados em cenários que valorizam as obras artísticas e a espiritualidade da Encarnação.

A II Exposição Franciscana de Presépios do Convento Santo Antônio do Rio de Janeiro quer apresentar a TERNURA de DEUS neste tempo de transformações, transitoriedade, mudanças, intolerância e violência. Para expor os conjuntos de presépios serão usados o mobiliário e objetos do acervo do convento franciscano e o visitante ainda poderá ao visitar a exposição, contemplar a beleza do vetusto claustro.

A exposição estará aberta logo após a missa das 9h, no dia 8 de dezembro. Contamos mais uma vez com a sua presença. Convite seus amigos, familiares, vizinhos, colegas de trabalho. Vamos divulgar coisas boas. Vamos compartilhar a cultura presepista e o verdadeiro sentido do Natal. Um abraço franciscano.

Curadoria -  Frei Róger

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil