Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Inepac acompanha o resgate do acervo da Igreja Positivista

22/03/2017 | Notícias
unnamed_1487883374.1.jpg
Crédito: Inepac - Pesquisa
Legenda: Acervo

A igreja positivista e o Museu da República realizaram na data de hoje, 22 de fevereiro de 2017, a primeira etapa da retirada do acervo pertencente ao Templo da Humanidade, sede do Apostolado Positivista no Brasil.

 

A ação é acompanhada pelo INEPAC e IPHAN e executada pelo IBRAM - representado pelo Museu Casa de Benjamin Constant e pelo Museu da Republica, que receberá todo o acervo. O bem tombado, nas três esferas - federal, estadual e municipal, teve suas concepções arquitetônicas e ornamentais idealizadas por Miguel Lemos e seu interior segue prescrições de Augusto Comte, com inúmeras referências ao ideário positivista.

 

A ação é de suma importância para a salvaguarda da memória do templo. Dentre os objetos que fazem parte dessa movimentação, estão: os manuscritos originais de Teixeira Mendes, encontrados na sua escrivaninha pessoal junto ao esboço do que futuramente tornou-se a bandeira nacional; e, o retrato em óleo sobre tela de José Bonifácio por Décio Vilares e do Marquês de Pombal, por Aurélio de Figueiredo.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil