Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

1º FÓRUM ESTADUAL DOS SEGMENTOS ARTÍSTICOS CULTURAIS/RJ

09/10/2017 | Notícias
Capa_Forum_segmentos_MAR_1504024294.1.jpg
Crédito: Cláudio Rogério
Legenda:

Dias 23 e 24 de agosto de 2017 SEC/RJ realizou o 1° Fórum Estadual de Segmentos Artísticos, para debater as diferentes formas de fazer cultura no Rio de Janeiro.

O 1° Fórum Estadual de Segmentos Artísticos foi organizado com o objetivo de discutir sugestões e propostas a fim de elaborar um documento, a ser enviado para o Ministério da Cultura, definindo as principais linhas de ação com o intento de dinamizar e incrementar a produção cultural fluminense.

O evento começou dia 23/8, com a participação de importantes nomes do cenário artístico de cada segmento e gestores/representantes dos setores. Essa primeira discussão, que reuniu os 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, foi realizada no Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes, equipamento da SEC. Os atores Zezé Motta e Marcos Frota, a cantora Sandra de Sá, entre outros artistas, estiveram presentes. Também participaram do fórum o Chefe da Representação Regional do Ministério da Cultura, José Haddad, além de representantes da sociedade civil e convidados.

Dentro das setoriais para as Políticas Públicas de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, o Inepac apresentou o Documento da Setorial do Patrimônio Cultural em seus quatro eixos: Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural; Dvulgação, Valorização e Democratização do Patrimônio; Educação Para o Patrimônio Cultural; Gestão e Legislação.

Foi realizado o complemento do Primeiro Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos - Patrimônio Cultural, no MAR (Museu de Arte do Rio de Janeiro), em 24/08. O Inepac apresentou o Documento da Setorial do Patrimônio Cultural em seus quatro eixos: Proteção e Preservação do Patrimônio Cultural; Divulgação, Valorização e Democratização do Patrimônio; Educação para o Patrimônio Cultural; Gestão e Legislação, que foi amplamente discutido pelos presentes. Todos os artigos foram mantidos ou modificados com a aprovação da plenária, com um debate amplamente democrático. Conduziram os trabalhos o Diretor-Geral, Marcus Monteiro, o historiador, Sergio Linhares e o pesquisador, Evandro Carvalho, representando o Inepac. Compareceu para levar seu apoio, o Secretário de Cultura do Estado, André Lazaroni.

Para saber mais, clique abaixo em notícia completa.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil