Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

TELA DE SANTA ROSA ESTÁ SENDO RESTAURADA

24/07/2015 | Notícias
Santa_Rosa2_1435247378.12.png
Crédito: Manoel Vieira
Legenda: Tela. Autor: Santa Rosa

TELA DE SANTA ROSA ESTÁ SENDO RESTAURADA

Cláudio Valério Teixeira, um dos maiores restauradores de obras de arte do país e Conselheiro de Tombamento do Estado do Rio de Janeiro, está recuperando graciosamente um quadro de Tomás Santa Rosa (1909-1956) que fora incorporado ao Inepac com a extinção da antiga Divisão do Patrimônio Histórico e Artístico. A apurada técnica de Cláudio Valério resulta do fato de ser ele um artista nato, filho do também artista plástico Oswaldo Teixeira, sendo capaz de reproduzir e reconhecer os detalhes mais recônditos de uma obra e de ter total domínio sobre as técnicas e materiais de pintura.

A obra de Santa Rosa pertencente ao Inepac encontra-se em fase de limpeza, considerando a remoção de manchas localizadas. Observou-se também a necessidade de reentelamento da obra, devido ao concheamento da camada pictórica. Para melhor acomodação da camada pictórica será realizado reentelamento rígido. O chassis também será substituído, já que o atual não se encontra em bom estado. Santa Rosa é reconhecido como o primeiro cenógrafo moderno do Brasil, tendo se destacado como um dos principais ilustradores brasileiros de livrosnas décadas de 30, 40 e 50.

Enquanto pintor, Santa Rosa andou por vários caminhos e foi um dos poucos pintores brasileiros a percorrer por diversos estilos. Em sua primeira fase, sofreu influências do estilo renascentista e fez o uso da sucessão de planos, em seguida, entrou numa fase alegórica com tratamento pictórico em pinceladas lisas. Ao atingir a fase realista, fez uso de invocações de familiares e de sua infância, aos poucos o cubismo e o abstracionismo o atingiram, no entanto, foi o figurativismo a sua maior preocupação.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil