Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Tradicional Festa em Honra à Padroeira do Município de Saquarema - Círio 2015

25/08/2015 | Artigos
Programa_1440538148.34.jpg
Crédito: Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema
Legenda: Cartaz

    A Venerável Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema convida para as festividades do Círio de Nazaré, de 31 de agosto a 9 de setembro.

    Segundo a Irmandade, a devoção a Nossa Senhora de Nazareth, em Saquarema, no Estado do Rio de Janeiro, constitui-se na devoção nazarena mais antiga no brasil. É o primeiro Círio de Nazaré do país, portanto, Saquarema é o berço desta devoção no Brasil; embora a mais conhecida seja a de Belém do Pará, onde celebra-se o maior Círio do Mundo. Em Saquarema, iniciou-se o culto no século XVII, a partir de 1630. 

    Em 8 de setembro de 1630, no alto da colina onde hoje se encontra a atual Igreja Matriz da Cidade de Saquarema, após uma grande tempestade, fora encontrada por um pescador entre os penedos onde batia o mar, uma doce imagem da Virgem Maria, Nossa Senhora de Nazareth.

A imagem de Nossa Senhora de Nazareth foi levada para a choupana do humilde pescador e lá deu-se início ao culto a Virgem de Nazareth, com orações como a reza do terço e ladainhas. Muitas graças e prodígios começaram a acontecer, porém o de maior destaque é que a imagem sempre amanhecia no local onde foi encontrada. Ela era levada pra casa do pescador e no dia seguinte a imagem estava novamente no local da aparição. Vendo isso como um sinal Divino, o padre Carmelita responsável pela região de Saquarema, decidiu junto com os pescadores construir uma capela em honra a Nossa Senhora de Nazareth e pra lá conduziram a imagem da Virgem Maria.

   Devido à fama de milagrosa, muitos fenômenos, prodígios, curas, sinais extraordinários em torno da Venerada Imagem, a capela ficou pequena para receber tantos fiéis e peregrinos. Então, em 1660 começaram os esforços para construção de uma Igreja maior a fim de abrigar a Imagem da Milagrosa Virgem de Nazareth, sendo concluída e inaugurada a atual Igreja Matriz no ano de 1837. Esta Milagrosa Imagem de Nossa Senhora de Nazareth encontra-se até os dias atuais na Igreja Matriz e todos os anos, sempre no dia 8 de setembro às 20 horas, esta mesma imagem encontrada em 1630, desce carregada pelos fiéis em Solene Procissão, percorrendo as principais ruas da Cidade de Saquarema, constituindo-se num verdadeiro momento de fé, amor e devoção. Milhares de pessoas percorrem a procissão do Círio de Saquarema.

    Estima-se, baseado em registros, que a cidade de Saquarema todos os anos por ocasião do Círio, receba um fluxo de romeiros e peregrinos em torno de 200 mil fiéis nos dias 6, 7 e 8 de setembro, que vêm anualmente render culto à Padroeira de Saquarema, Nossa Senhora de Nazareth sendo considerada a TERCEIRA MAIOR FESTA RELIGIOSA DO BRASIL. (Texto fornecido pela Irmandade de Nossa Senhora de Nazareth de Saquarema para divulgação)

Veja a Programação em Notícia completa

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil