Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

CET - Conselho Estadual de Tombamento

MARCUS MONTEIRO

CARGO: Presidente

Marcus Antônio Monteiro Nogueira é Bacharel em Direito e Historiador. 

CLAUDIA MARCIA FERREIRA

CARGO: Conselheira

Museóloga formada pela Universidade do Rio de Janeiro. Foi diretora do Museu de Folclore Edison Carneiro no período de 1982 a 1990. Desde então assumiu a direção do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular ao qual se integra o Museu de Folclore, hoje no âmbito do Iphan – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional do Ministério da Cultura. Desenvolve programas e projetos voltados especialmente para o campo da museologia, do artesanato e da arte popular, tendo publicado artigos e textos em catálogos e outras edições institucionais da Funarte e do Iphan. Foi presidente do Conselho Federal de Museologia no período de 1990 a 1991. Integrou o Grupo de Trabalho que assessorou a Comissão na elaboração da proposta de criação do Registro e do Programa Nacional do Patrimônio Imaterial, instituídos pelo Decreto 3551, de agosto de 2000.

CLÁUDIO VALERIO TEIXEIRA

CARGO: Conselheiro

Artista plástico e crítico de arte, Ex-Professor (como Assistente do Professor Edson Motta) da Escola de Belas Artes da UFRJ; Ex-Coordenador da restauração da Batalha do Avaí, de Pedro Américo, e da Batalha dos Guararapes, de Victor Meirelles (ambas pertencentes ao Museu Nacional de Belas Artes); Ex-Coordenador das restaurações do Teatro Municipal de Niterói, da Igreja de São Lourenço dos Índios e do Solar do Jambeiro; Ex-Consultor dos Projetos de Restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro e da Biblioteca Nacional; Ex-Presidente da Fundação de Arte de Niterói; Membro da Associação Brasileira de Críticos de Arte (Aica), do Conselho Internacional de Museus (Icom) e da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores (Abracor); atual Secretário de Cultura de Niterói.

DORA MONTEIRO E SILVA DE ALCÂNTARA

CARGO: Conselheira

Arquiteta, representante do Instituto dos Arquitetos do Brasil – IAB/RJ no Conselho Estadual de Tombamento; Professora Titular Aposentada da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Ufrj; Professora Aposentada da Faculdade de Arquitetura/Ferp – Barra do Piraí e Consultora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

ÍTALO CAMPOFIORITO

CARGO: Conselheiro

Arquiteto e Urbanista/IAB e Icomos; Crítico de Arte/Aica; Professor Titular Aposentado da Universidade de Brasília/UNB; Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras da República Francesa; Membro do Conselho Deliberativo do Museu de Arte Contemporânea – MAC/Niterói; Membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural - Iphan/Minc; Membro do Conselho Municipal de Tombamento/Niterói,RJ.

LETICIA VON KRUGER PIMENTEL

CARGO: Conselheira

Arquiteta, Mestre em Ciências da Arquitetura na Linha de Pesquisa Histórica e Preservação do Patrimônio Cultural pelo PROARQ/FAU/UFRJ, é Servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; Ex-Chefe da Divisão Técnica da Superintendência do Espírito Santo, atualmente ocupa o cargo de Chefe de Gabinete da Instituição no Estado do Rio de Janeiro. Atuou na elaboração e acompanhamento de editais e projetos na Coordenação das Atividades Concorrentes do Programa Monumenta/BID em Brasília.

MARIA REGINA PONTIN DE MATTOS

CARGO: Conselheira

 Arquiteta, Doutora em Restauração de Monumentos e Centros Históricos pela Universidade de Roma e Especialista em Restauração Arquitetônica pela Universidade de São Paulo – USP; Ex-Coordenadora de Projetos e Obras de Restauração do Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Ex-Chefe do Centro de Documentação da Fundação Teatro Municipal do Rio de Janeiro; Ex-Supervisora de Obras do Núcleo de Restauração de Bens Históricos e Culturais de Niterói; Ex- Diretora Geral do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural – Inepac.

MOZART VITOR SERRA

CARGO: Conselheiro

Arquiteto, economista, CPhd em Planejamento Urbano e MA em Economia pela Universidade da Califórnia - Berkeley ; Ex-Diretor Executivo da Fundação Nacional Pró-Memória; Ex-Principal Urban Development Specialist do Banco Mundial em Washington DC, com experiência de trabalho na América Latina, África e Ásia; Ex-Coordenador do Cultural Heritage Group do Banco Mundial; Colaborador do Lincoln Institute of Land Policy, do Cities Alliance e do Urban Age Institute; Ex-Diretor da Light, responsável pelo Instituto Ligth; Diretor do Centro Brasileiro de Estudos de Energia; Vice-Presidente do Pólo da Nova Rua Larga; Diretor e Conselheiro da Associação Comercial do Rio de Janeiro; Membro do Conselho de Cultura da Acerj e de diversas outras entidades; Autor de livros, artigos e relatórios sobre desenvolvimento e história urbana.

SILVIA FINGUERUT

CARGO: Conselheira

 Arquiteta, trabalhou, de 1986 a 2006, na Fundação Roberto Marinho, ocupando diversos cargos e, nos últimos 10 anos, respondeu pela área de Projetos de Patrimônio e Meio Ambiente. Coordenou dezenas de projetos e obras de restauração, com destaque para o Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo. Ex- Coordenadora das obras de Recuperação da Casa Daros, no Rio de Janeiro, atualmente é membro da Fundação Getúlio Vargas na área de Projetos Culturais.

VICTORINO COUTINHO CHERMONT DE MIRANDA

CARGO: Conselheiro

Advogado, Vice-Presidente (1º) do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro/IHGB e seu representante no Conselho Estadual de Tombamento; Membro do P.E.N Clube do Brasil, da Academia Brasileira de Arte do Colégio Brasileiro de Genealogia e dos Institutos Históricos do PA, RS, PE, DF, RJ, AL, PB, RN, Es, SC e BA; Membro do Conselho Consultivo do Instituto Cultural Antônio Olinto; Sócio Fundador do Instituto de Preservação do Vale do Paraíba/PRESERVALE.

WILMA DA ROCHA

CARGO: Conselheira

Arquiteta e especialista em restauração.

Foi servidora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN por mais de trinta anos, atuando na elaboração, execução, análise, supervisão, coordenação e gerenciamento de projetos e obras de diversos e importantes monumentos tombados no Rio de Janeiro pelo Governo Federal. Foi Coordenadora de obras e projetos do Iphan-RJ e Superintendente Regional Substituta do Iphan-RJ em diferentes momentos.

Foi, durante seguidos anos, Membro do Conselho Estadual de Tombamento do Estado do Rio de Janeiro, cuja participação e experiência se fez notar e que fundamentou a indicação do seu nome.

MARIA DAS GRAÇAS MATIAS DOS SANTOS FERRAZ

CARGO: Secretária Geral
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil