Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados



Patrimônio Imaterial / Aspectos

ARTE POPULAR NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Área de abrangência: Todos os municípios fluminenses

Data: 1978

Esta pesquisa procura registrar a cultura material do homem do Estado do Rio de Janeiro, reunindo dados sobre seus hábitos e costumes, seus cultos, seu trabalho.

O artista popular busca, através da habilidade manual e criatividade, preencher suas necessidades materiais e estéticas. Produz objetos utilitários atendendo às necessidades do dia-a-dia ou objetos figurativos, nos quais se torna evidente a intenção da beleza e a projeção de suas emoções e vivências.

A matéria-prima trabalhada pelo artesão é encontrada na natureza que o cerca. No Estado do Rio de Janeiro as matérias-primas mais empregadas são o bambu e a taboa que fazem parte da vegetação nativa da maioria dos municípios. As ferramentas que utiliza são simples e muitas vezes improvisadas, como cacos de vidro, sabugos de milho, palitos de fósforo ou pedaços de arame. Os temas do seu trabalho são tirados de sua experiência, de sua vivência, reproduzindo em sua obra o que faz parte do seu cotidiano.

O artista popular é, na verdade, um cronista: ele "conta" uma história, fala das tristezas e alegrias, desejos e temores, necessidades e emoções, suas e do seu grupo.

  • Pesquisa completa (PDF)

  • Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
    Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil