Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados



Patrimônio Imaterial / Aspectos

LENDAS, MITOS E OUTROS DITOS

Área de abrangência: Bom Jardim, Cabo Frio, Cantagalo, duas Barras, Itaocara, Macaé, Magé, Miracema, Natividade, Niterói, Rio de Janeiro.

Data: 1977 a 1978

Literatura oral é aquela que se transmite de pessoa a pessoa, de boca em boca e se conserva por ouvir dizer, de memória.

A tradição oral fluminense apresenta uma grande variedade de manifestações que, coletadas através de grupos de várias procedências e de formação diversa, estão registradas nesse trabalho.

As estórias, os mitos, as lendas são algumas dessas manifestações que, junto às quadras e provérbios, pregões e adivinhas, formam um universo rico e dinâmico, que necessita ser preservado.

Nas estórias de assombro, elementos fantásticos compõem o elenco de personagens misteriosos que surgem no meio da noite, pregando sustos ou perseguindo as pessoas.

Lendas religiosas ou aventureiras são contadas através das gerações e até hoje se mantêm vivos nos lugares onde ocorreram.

Registrados também foram os inúmeros lemas escritos nos pára-choques dos caminhões, que vão espalhando pelas estradas os seus ditos, ora engraçados, ora românticos.

Pesquisa completa no Inepac
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil