Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Sete de Setembro - Independência do Brasil

14/09/2015 | Notícias
Estatua_Pedro_I_1441732084.96.jpg
Crédito: Pedro Oswaldo Cruz
Legenda: Estátua Equestre de D. Pedro I

Sete de Setembro - Independência do Brasil

"A unidade nacional, viabilizada pela integração econômica sucessiva dos diversos implantes coloniais, foi consolidada, de fato, depois da independência, como um objetivo expresso, alcançado através de lutas cruentas e da sabedoria política d emuitas gerações. Esse é, sem dúvida, o único mérito indiscutível das velhas classes dirigentes brasileiras. Comparando o bloco unitário resultante da América portuguesa com o mosaico de quadrosnacionais diversos a que deu lugar a América hispânica, pode se avaliar a extraordinária importância desse feito." (Darcy Ribeiro. O Povo Brasileiro. p. 22. 1995)

O patrimônio cultural é um dos elementos fundamentais da manutenção da unidade nacional. A consciência criada com a preservação do patrimônio cultural permite a formação do caráter identitário do povo.

Neste sete de setembro completamos 193 anos da independência do país. Caminhemos de forma contundente em busca da preservação da cultura brasileira, da manutenção dos bens materiais e naturais e da consolidação das nossas identidades.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil