Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

SEC/Inepac assina Termo de Compromisso com o Grande Oriente do Brasil

14/12/2015 | Notícias
TC-Palácio_Maçônico3_1449589122.81.jpg
Crédito: Inepac
Legenda: Foto no inepac

"A Secretaria de Estado de Cultura, por intermédio do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, acaba de celebrar Termo de Compromisso com o Grande Oriente do Brasil - GOB para garantir a restauração completa do Palácio da Lavradio, bem tombado estadual de enorme relevância.

As obras que serão custeadas pelo próprio GOB, começam em janeiro e a previsão é de que o restauro completo fique pronto dentro de dois anos. Com uma águia decorando o tímpano de seu frontão e triângulos ornando as sobrevergas trecho da fachada - no segundo pavimento - da edificação, o Palácio Maçônico da Lavradio se destaca como mais um belo exemplar da arquitetura neoclássica do Rio de Janeiro.

Foi em1843 que ali se instalou o Grande Oriente do Brasil, instituição maior da maçonaria no país, fundada em 17 de junho de 1822, tendo grande importância para a Independência do Brasil, que aconteceria poucos meses depois.

O Palácio da Lavradio seria resultante da continuidade a uma obra interrompida para a construção de um teatro naquela ocasião. A edificação de interpretação livre da linguagem clássica ostenta, em sua ornamentação externa, símbolos da maçonaria, e abriga em seu interior um museu maçônico, bem como quadros e esculturas de elevada importância histórica, cultural e política do período imperial brasileiro".

Obs: foto da esquerda para a direita – Manoel Vieira, Diretor-Geral do Inepac; Dr. Matheus Casado Martins, Secretário Geral de Administração e Patrimônio Adjunto do GOB; Ubirajara Mello, da Concrejato (empresa contratada pelo GOB para executar a obra) e Jorge Astorga, arquiteto responsável pelo projeto de restauro.

O fiscal responsável pelo cumprimento do Termo de Compromisso, por parte do Inepac, será o arquiteto Roberto da Luz.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil