Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

PUBLICAÇÕES DO INEPAC - Rio das Flores

31/10/2016 | Notícias
Rio_das_Flores_2_1474917101.29.jpg
Crédito: Annibal Affonso Magalhães da Silva
Legenda: Prédio de 1896

Percorrer o território de Rio das Flores, com o intuito de selecionar um significativo número de construções, possuidoras de atributos estéticos e históricos que possam representar os bens patrimoniais, tanto da cidade-sede quanto do restante das áreas urbanizadas do município, foi o principal propósito deste inventário. Além de se tornar um importante registro, ele foi elaborado para contribuir na formulação de políticas públicas e ser aplicado em projetos de revitalização urbana e naqueles ligados ao turismo.

O trabalho também pode ser útil no aprimoramento de leis urbanísticas e do Plano Diretor, além de servir como estímulo na elaboração de instrumentos de proteção, cuja aplicação no município encontra-se resguardada pela Lei Federal nº 11.483/2007, que visa proteger o patrimônio ferroviário nacional,1 e pela Lei Complementar nº 098, de 12 de agosto de 2008, que institui o Plano Diretor Participativo de Rio das Flores, dedicando, em seus artigos 33, 34 e 35, atenção ao patrimônio histórico e cultural do município.

Há também o tombamento estadual da fazenda da Forquilha (situada no distrito do Abarracamento), feito em 2008. O inventário foi dividido em dois grupos: conjuntos urbanos e construções individuais. Buscou-se apresentar um estudo englobando os bens situados nas áreas urbanas da cidade-sede, dos distritos e das demais localidades – algumas delas foram perdendo população ao longo do tempo e se transformaram em nucleações semirrurais. Com exceção do fichamento da ponte de ferro sobre o Rio das Flores, o trabalho ficou restrito ao perímetro urbano dessas localidades.

No caso do primeiro grupo, foi inventariada a cidade de Rio das Flores, uma sede de distrito – Manuel Duarte –, e a localidade de Comércio, levando em consideração o patrimônio ambiental urbano, que congrega os elementos formadores da identidade dos lugares, como o traçado das vias, os bens arquitetônicos, a geografia, os espaços livres, a paisagem natural e seus valores históricos, sociais e culturais.

A escolha da cidade de Rio das Flores se deu por ela ser o principal núcleo urbano do município. No levantamento de Manuel Duarte e Comércio, foram levadas em conta suas peculiaridades (dentre elas, a de manterem uma estreita ligação com as localidades vizinhas), que, somadas à existência de fontes iconográficas e bibliográficas, como jornais, livros e arquivos públicos e pessoais, permitiram fazer uma análise de sua evolução urbana, de sua historicidade e de sua vida sociocultural.

Baixe o arquivo completo acessando o link: http://www.inepac.rj.gov.br/index.php/acervo/detalhar/24/0

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil