Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

INEPAC PARTICIPA DA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO ESPAÇO DE MEMÓRIA NO DOPS

24/01/2017 | Notícias
Foto_vou_site_1481896571.42.jpg
Crédito: Flavia Freitas
Legenda: Apresentação da Proposta

INEPAC PARTICIPA DE ATO PÚBLICO PARA APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA DE CRIAÇÃO DO ESPAÇO DE MEMÓRIA NO PRÉDIO DO ANTIGO PRÉDIO DO DOPS NA LAPA.

O ATO FOI REALIZADO NA SEDE DA OAB- RJ/CAARJ.

     No último dia 12 de dezembro foi realizado, na sede da CAARJ, na Av. Marechal Câmara, ato público para apresentação da proposta de criação do espaço de memória no prédio do antigo Departamento de Ordem Política e Social (DOPS) na lapa. O prédio, tombado pelo Inepac, construído 1908, em estilo eclético francês, foi a primeira edificação projetada exclusivamente para abrigar o Departamento de Polícia do antigo Distrito Federal. Sua trajetória foi marcada pela polêmica atuação da polícia ao longo do tempo e especialmente nos períodos da Ditadura do Estado Novo e da Ditadura Militar.

     O Evento contou com a presença de autoridades e pesquisadores. Participaram fazendo uso da palavra enriquecendo a apresentação do Relatório Final o Deputado FederalWadih Damous (PT-RJ);o Diretor-Geral do Inepac (SEC), Manoel Vieira;a historiadora da UFRJ Jassie Jane (ex-presa política); a Superintendente da Leitura e do Conhecimento (SEC), Vera Schroeder; Newton Leão (ex-preso político), dentre outros

     A pesquisadora e consultora Andréa Falcão, responsável pela produção do Relatório Final, fez a apresentação da proposta.

Veja matéria completa

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil