Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

AÇÃO DE APROPRIAÇÃO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE VILA DE CAVA EM NOVA IGUAÇU

16/07/2021 | Matérias
Estação_Vila_de_Cava_Image_2021-07-15_at_14.28_.21_(1)__1626450738.39.png
Crédito: Leonardo Preta
Legenda: Antiga Estação de Vila de Cava em Nova Iguaçu

O INEPAC esteve presente na ação conjunta da Prefeitura da Cidade de Nova Iguaçu, que realizou a ação de apropriação e notificação de ocupantes da histórica Estação Ferroviária de Vila de Cava no dia 15 de julho 2021.

 

A iniciativa que contou com a participação das Secretarias Municipais de Cultura, Turismo, Ordem Pública, Meio Ambiente e Segurança Pública, faz parte do projeto da Prefeitura de assumir definitivamente as antigas estações ferroviárias tombadas dos ramais de Tinguá e Rio D'ouro com o intuito de restaurar e ocupar estes importantes bens culturais pertencentes a União Federal e tombados pelo Governo do Estado e pelo Município de Nova Iguaçu.

 

A ação foi coordenada pelo Secretário Municipal de Cultura de Nova Iguaçu, Marcus Monteiro (ex-diretor do INEPAC), estando presente na ação o diretor-presidente do Instituto Estadual de Patrimônio Cultural - INEPAC, Prof. Cláudio Elias e equipe.

 

A Antiga Estação de Vila de Cava, inaugurada no final do século XIX, foi tombada pelo INEPAC em 12/06/1989, têm construção de dois pavimentos, em estilo missiones simplificado ou californiano, em voga nos decênios de 1930 e 1940.

 

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil