Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

FAETEC ABRE ESCOLA TÉCNICA DE RESTAURO EM VASSOURAS

27/01/2015 | Matérias
Escola_de_Restauro-Vassouras_7-2014_2_1404424453.1.jpg
Crédito: Adriano Novais
Legenda: Escola de restauro - Vassouras

FAETEC ABRE ESCOLA TÉCNICA DE RESTAURO EM VASSOURAS

 

Foi inaugurada em 1º de julho, em Vassouras a Escola Técnica Estadual (ETE) de Restauro Carlos Frederico Werneck de Lacerda. A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) em parceria com o Iphan e o Inepac ao construir esta escola procura suprir uma lacuna na demanda de mão-de-obra qualificada na área de restauro do patrimônio cultural.

 

A cidade de Vassouras, localizada no Vale do Café, possui um riquíssimo patrimônio cultural oriundo do período áureo do café no vale do Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro. Esta foi uma das razões da escolha para alocar a escola de restauro. Além disso, Vassouras possui uma ligação por transporte público com os outros municípios da região, que também possuem um patrimônio cultural considerável e uma necessidade de mão-de-obra qualificada.

 

A unidade escolar recebeu um investimento de mais de 3,7 milhões de reais e a expectativa é oferecer 1500 vagas por ano. Os cursos técnicos de Edificações e Conservação e Restauro são dirigidos aos estudantes com Ensino Médio completo. As habilitações serão para marceneiro, pedreiro de alvenaria, estucador e pintor de obras, todas especializadas na área do restauro de bens culturais. A qualificação desse tipo de profissional em uma região repleta de bens históricos, será responsável por abrir um grande leque de oportunidades.

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil