Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Categorias

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Prêmio Cultura Afro-Fluminense

12/08/2015 | Notícias
Premio_Afro-Fluminense2_1439396631.76.jpg
Crédito: SEC
Legenda: Cartaz

Prêmio Cultura Afro-Fluminense é lançado no Terreiro Ilê Omolu Oxum, em São João de Meriti

O lançamento do edital Prêmio de Cultura Afro-Fluminense, uma parceria da Secretaria de Estado de Cultura com o Governo Federal, através da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR),foi festejado nesta segunda-feira (10/8), com música e dança no Terreiro Ilê Omolu Oxum, de Mãe Meninazinha de Oxum, em São João de Meriti, referência da tradição e resistência da cultura afro-brasileira.

O edital, cujas inscrições estão abertas a partir desta terça-feira (11/8), irá premiar 32 iniciativas culturais relacionadas diretamente à temática afro-brasileira realizadas por instituições privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, atuantes no campo da cultura fluminense há pelo menos três anos. São instituições depovos e comunidades de matriz africana, quilombos e terreiros, e de grupos que mantém a tradição de manifestações como afoxé, capoeira, jongo e folias de reis, que tenham produzidoatividades como celebrações, festivais, exposições, saraus, desfiles, cortejos, práticas de cultivo de ervas e plantas medicinais, artes cênicas, rodas, memória e oralidade.

Leia a matéria completa: http://www.cultura.rj.gov.br/materias/premio-cultura-afro-fluminense-e-lancado-no-terreiro-ile-omolu-oxum-em-sao-joao-de-meriti

 

Oficina de Orientação para o Prêmio de Cultura Afro-Fluminense 2015

O edital irá premiar 32 iniciativas culturais de instiuições privadas sem fins lucrativos, sediadas no Estado do Rio de Janeiro, atuantes no campo da cultura fluminense há pelo menos três anos, com o valor de R$ 21.000,00.

O Prêmio contribuirá para a preservação da memória e do patrimônio imarterial dos povos e comunidades tradicionaios de matriz africana, como quilombos e terreiros, e também de grupos artísticos-culturais que mantém as tradições dos afoxés, da capoeira, dos calangos, das folias de reis, do jongo, etc.

O objetivo dessas oficinas é orientar as instituições que desenvolvem iniciativas de promoção da cultura afro-brasileira para participarem deste concurso.  Para maiores informações acesse www.cultura.rj.gov.br/premio-afro-fluminense-2015

 

Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil