Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Bens que integram a praça da República
Número do processo: E-03/18.213/78

Na gestão do prefeito Feliciano Pires de Abreu Sodré, de 1911 a 1914, surgiu a ideia de construir, no centro de Niterói, uma praça que reunisse as principais sedes do Governo do Estado, em prédios modernos. Foram assim construídos a Assembleia Legislativa, atual Câmara Municipal de Niterói, o Palácio da justiça, onde hoje funciona  o Fórum de Niterói, e a Biblioteca Pública. No entorno imediato desses prédios, o Liceu e a sede da Polícia Estadual completam o conjunto cívico. No centro da praça ergue-se o Monumento à República. Os Prédios públicos foram implantados em torno da antiga praça Pedro II, cujo nome  foi mudado para praça da República em 1927.

O tombamento visa preservar o caráter das edificações, bem como as significações culturais da praça, construída no centro da antiga capital do Estado, de forma a conservar não só a arquitetura como a escala, a expressão e o ambiente urbano do cunjunto cívico.

Trata-se de rarríssimo caso em que o ecletismo belas-artes - no caso, a combinação imaginosa de traços de diferentes arquiteturas históricas - ultrapassa os temas individuais de cada prédio, para articular-se na linguagem em que dialogam todos entre si. É assim que, por exemplo,as próprias cores originais das alvenarias acentuavam a homenagem de cada construção à sua finalidade ideal de uso: Justiça, República, Literatura, etc. Sabe-se que o ocre da Itália alude, no Fórum, ao Direito Romano, e o azul Nattier da Biblioteca, à cultura francesa, assim como o colorido figurado dos tijolos aparentes entre cunhais na sede da Polícia remeteria às típicas cavalariças inglesas da época.

Tombamento Provisório: 30.01.1980

Tombamento Definitivo: 26.01.1983

Localizacão:
  • Praça da República , - _ - Niterói
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil