Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Serra do Mar / Mata Atlântica 30
Número do processo: E-18/000.172/91

A Mata Atlântica na época do Descobrimento revestia uma faixa contínua de 350 mil km do territorio brasileiro. Foi palco e fonte para o desenvolvimento da colonização e exploração predatória de nossas riquezas. Dessa convivência resultou, nos últimos 500 anos, a destruição progressiva das reservas florestais em todo o país. Hoje a área está reduzida a cerca de 3% de sua extensão original, abrigando raridades da fauna e flora, além de se constituir em habitat de espécies ameaçadas de extinção.

A Serra do Mar é marcada pelas formas esculturais do seu relevo, verdadeiros monumentos geológicos recobertos pela exuberância e diversidade da floresta tropical. Ora no interior, ora avançando sobre o oceano, recorta o litoral com suas escarpas abruptas, baías sinuosas, restingas, lagunas, manguezais e deslumbrantes praias. Nesses cenários surgiram as primeiras cidades fluminenses, influenciando o modo de viver, os hábitos e costumes das populações locais.

O tombamento pretende reconhecer e agregar valores de cunho cultural e humanista a esse legado da natureza, valorizando a importância do seu caráter documental como testemunho na construção de nossa história social.

Com aproximadamente 656.700 hectares, o trecho correspondente ao tombamento no Estado do Rio de Janeiro estende-se por 38 municípios.






Tombamento Provisório: 06.03.1991

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Sistema Orográfico Serra do Mar/Mata Atlântica, com aproximadamente 656.700 hectares. A área tombada se estende pelos territórios de 38 municípios fluminenses: Angra dos Reis, Barra do Piraí, Bom Jardim, Cachoeiras de Macacu, Campos dos Goytacazes, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Duas Barras, Duque de Caxias, Engenheiro Paulo de Frontim, Guapimirim, Itaboraí, Itaguaí, Japerí, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mendes, Miguel Pereira, Niterói, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Paracambi, Paraty, Petrópolis, Piraí, Rio Bonito, Rio Claro, Rio de Janeiro, Santa Maria Madalena, São Fidélis, São Gonçalo, Saquarema, Silva Jardim, Sumidouro, Teresópolis e Trajano de Moraes , - _ - Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil