Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Represa do rio Cabeça
Número do processo: E-18/001.542/98

Conjunto significativo de vinte e cinco equipamentos urbanos – caixas-d’água, reservatórios e represas – localizados nos municípios do Riode Janeiro e Niterói. Este elenco de artefatos não é apenas uma amostra representativa do processo de evolução da captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água nos dois municípios. É também um espelho da própria história da metrópole carioca, pois reflete, através da expansão dos sistemas, o processo de ocupação do território e o adensamento das áreas urbanas nos últimos 150 anos. Além disso, esses equipamentos são testemunhos da evolução tecnológica da engenharia nacional, tanto no âmbito das teorias da hidráulica, como do cálculo estrutural e das técnicas construtivas.

A represa, que existe desde 1985, e tem capacidade de 177 m³, está situada em terrenos da antiga Chácara da Cabeça, na rua Faro.

O rio Cabeça, captado 114 metros acima do nível do mar, nas vertentes do Corcovado, alimentou os chafarizes e torneiras públicas dos largos dos Leões, do Amaral e das Três Vendas, e da praia do Sapê, no morro do Pasmado. Mais tarde, passou também a abastecer os bairros do Jardim Botânico e Gávea, além de grande parte de Botafogo.






Tombamento Provisório: 09.12.1998

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Terrenos da antiga Chácara da Cabeça, na rua Faro, s/nº,Jardim Botânico - VI R.A. Lagoa _ - Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil