Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Reservatório do Tanque ou do Morro da Reunião
Número do processo: E-18/001.542/98

Conjunto significativo de vinte e cinco equipamentos urbanos – caixas-d’água, reservatórios e represas – localizados nos municípios do Rio de Janeiro e Niterói. Este elenco de artefatos não é apenas uma amostra representativa do processo de evolução da captação, tratamento, armazenamento e distribuição de água nos dois municípios. É também um espelho da própria história da metrópole carioca, pois reflete, através da expansão dos sistemas, o processo de ocupação do território e o adensamento das áreas urbanas nos últimos 150 anos. Além disso, esses equipamentos são testemunhos da evolução tecnológica da engenharia nacional, tanto no âmbito das teorias da hidráulica, como do cálculo estrutural e das técnicas construtivas.

No passado, o “tanque”, que ficava na confluência das estradas de Jacarepaguá, da Freguesia e da Taquara, local hoje denominado de largo do Tanque, era conhecido como ponto de parada dos tropeiros para abastecimento d’água. Com a inauguração do reservatório do morro da Reunião em 27 de julho de 1929, o antigo tanque deixou de existir, sendo implantada no local uma pequena praça com delicado chafariz em cantaria.

Com capacidade de dez milhões de litros, reunindo as águas das represas dos Ciganos e Olho d’Água, o reservatório abastecia Jacarepaguá, Cascadura, Quintino e Piedade.






Tombamento Provisório: 04.12.1992

Tombamento Definitivo: 29.06.1994

Localizacão:
  • Rua Almirante Melchíades de Souza, nº 370, morro da Reunião , - XVI R.A. _ - Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil