Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Conjunto de doze Fazendas representativas do Ciclo do Café - Fazenda São Luiz da Boa Sorte
Número do processo: E-18/1.868/2008

Exemplares da arquitetura rural fluminense vinculada à fase áurea do ciclo do café, essas fazendas compõem um rico acervo de informações da estrutura funcional, das maneiras de viver e produzir e das soluções programáticas materializadas nos complexos construídos, seja nos modelos mais simplificados ou nos requintados representantes desse importante e breve período econômico da históriado Vale do Paraíba fluminense.

Até a última década do século XIX existiam duas fazendas distintas: São Luiz e Boa Sorte. Com a união das duas fazendas, o solar da Boa Sorte passou a ser sede da nova fazenda, restando da Fazenda São Luiz apenas a capela em homenagem ao santo rei da França.

A casa-sede implanta-se sobre platô escalonado, delimitado por muro de arrimo definindo três diferentes níveis - a chegada, através de uma aleia de palmeiras imperiais; o platô onde se assenta a casa, com pavimento sobre porão alto, e um terceiro nível que equivale ao pavimento principal. A perspectiva do renque de palmeiras, tendo ao fundo a escadaria em pedra em dois lances que leva ao platô onde está a casa, resulta numa bela visão do conjunto.

O extenso painel formado por janelas em caixilhos de vidro que toma toda a fachada frontal do pavimento superior e a cobertura que protege a escada externa, assim como a própria escada, que repete a mesma solução da escada que a antecede, são elementos de destaque e valorização do edifício.






Tombamento Provisório: 30.12.2008

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Rodovia Lúcio Meira (BR - 343) Km 85,- - _ - Vassouras
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil