Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Conjunto de doze Fazendas representativas do Ciclo do Café - Santo Antônio do Paiol
Número do processo: E-18/1.868/2008

Exemplares da arquitetura rural fluminense vinculada à fase áurea do ciclo do café, essas fazendas compõem um rico acervo de informações da estrutura funcional, das maneiras de viver e produzir e das soluções programáticas materializadas nos complexos construídos, seja nos modelos mais simplificados ou nos requintados representantes desse importante e breve período econômico da históriado Vale do Paraíba fluminense.

A implantação do complexo de edificações que constituía a Fazenda Santo Antônio do Paiol se utilizou da topografia existente, situando a casa-sede sobre elevação do terreno, em posição de destaque com relação às demais construções. Em cota de nível mais baixa ficavam o engenho e tulha, senzala e demais construções de apoio, que delimitavam dois terreiros de café. Foi uma das mais produtivas fazendas de café, entre outras de propriedade de Manoel Antônio Esteves, que chegou a ter mais de seiscentos escravos quando faleceu em 1879, no auge de seu prestígio e fortuna. Há ainda remanescentes da senzala e vestígios do antigo terreiro.

A casa-sede, com parte assobradada e parte térrea, destaca-se na paisagem devido à sua implantação e grandes dimensões, marcada pelo volume bem equilibrado e a sequência de vãos dos panos de fachadas 






Tombamento Provisório: 30.12.2008

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Estrada VL 55, 6º distrito,Conservatória - _ - Valença
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil