Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Conjunto de doze Fazendas representativas do Ciclo do Café - Fazenda Vista Alegre
Número do processo: E-18/1.868/2008

Exemplares da arquitetura rural fluminense vinculada à fase áurea do ciclo do café, essas fazendas compõem um rico acervo de informações da estrutura funcional, das maneiras de viver e produzir e das soluções programáticas materializadas nos complexos construídos, seja nos modelos mais simplificados ou nos requintados representantes desse importante e breve período econômico da históriado Vale do Paraíba fluminense.

Joaquim Gomes Pimentel construiu entre os anos de 1858 e 1860 a unidade de produção de café da Fazenda Vista Alegre em terras herdadas de seu pai, Francisco Martins Pimentel, imprimindo sua marca na história da fazenda através de notáveis atuações no campo das artes e da tecnologia. Exemplo disso foi a criação de uma banda de música, das artes e da tecnologia. Exemplo disso foi a criação de uma banda de música própria, constituída por 27 escravos libertos. Aprendia-se na fazenda, além de música, as artes teatrais e religião, alfabetizando filhos de escravos nascidos da Lei do Ventre Livre. A Casa de Música ainda existe próxima à sede.

Um extenso eixo longitudinal, definido pelo arrimo que conforma dois platôs, orienta a implantação do conjunto: a casa-sede, os antigos terreiros de café, a antiga tulha e a Escola de Música. A sede da fazenda é construção térrea de planta quadrangular com pátio posterior, implantada parcialmente no platô superior e com o corpo frontal sobre porão alto, resultando em posição mais destacada na paisagem.

 






Tombamento Provisório: 30.12.2008

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Rodovia RJ - 143,distrito-sede - _ - Valença
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil