Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Acervo do Instituto Cultural Cravo Albin
Número do processo: E-18/001/100247/2018

O acervo museológico do Instituto Cultural Cravo Albin (ICCA) é composto por, aproximadamente, vinte mil itens, dentre eles objetos de arte, arquivo fonográfico, considerado um dos mais importantes em matéria de long-plays de música popular brasileira, com cerca de quinze mil LPs, mobiliário artístico, indumentária de personalidades da MPB, aparelhos sonoros, acervo arquivístico, além de instrumentos musicais.

O ICCA surgiu, formalmente, em janeiro de 2001, com o apoio de personalidades brasileiras como Maria Beltrão e Martinho da Vila. A sede do Instituto funciona em uma chácara com arredores ligados ao apartamento de cobertura do próprio Cravo Albin, de frente para o antigo Cassino da Urca, em uma região prestigiosa, considerada como berço da cidade do Rio de Janeiro.

Como principais referências desse valioso acervo, destacamos a Biblioteca, incluindo publicações sobre a música brasileira e a cidade do Rio de Janeiro, com cerca de 4000 volumes. O ICCA conta ainda com um pequeno museu sobre MPB, com objetos como os chapéus de Pixinguinha, Tom Jobim e Moreira da Silva, partituras originais, pertences de Carmem Miranda, etc. Nesse sentido, se observa a exemplar diversidade de bens culturais presentes neste acervo, sem dúvida, uma das maiores referências para a valorização da música popular brasileira.






Tombamento Provisório: 07.12.18

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Avenida São Sebastião, n°2,Urca - IV - R.A _ - Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil