Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Rio Carioca
Número do processo: E-18/001/449/2018

O Tombamento do Rio Carioca é um marco na história da proteção do Patrimônio Cultural no Brasil.

Trata-se do primeiro tombamento de um rio urbano, no Brasil, reconhecendo assim o seu valor não só para o município do Rio de Janeiro, mas para todo o Estado, posto que o mesmo foi o responsável pelo abastecimento da cidade, possibilitando sua urbanização e desenvolvimento.

Este tombamento foi solicitado ao Inepac pelo Movimento Carioca, o rio do Rio, um grupo de defensores deste patrimônio, que trabalha intensamente pela proteção e recuperação do rio Carioca. O Inepac e o Movimento Carioca, o rio do Rio, assim, numa iniciativa pioneira no Brasil, se juntam ao movimento mundial de reconhecimento da importância de preservação dos rios urbanos. É importante destacar que tal movimento de preservação, revitalização e, sempre que possível, a renaturalização dos cursos d’água urbanos é um processo nacional e mundial, que contribue enormemente para elevar a qualidade de vida da população.

O rio está tombado em toda sua extensão do curso d’água, estimado em 7,1 km, partindo de sua nascente, localizada na região das Paineiras, na Serra da Carioca, pertencente ao maciço da Tijuca, até a foz atual, localizada na Praia do Flamengo, nas proximidades do monumento a Estácio de Sá.






Tombamento Provisório: 28.01.2019

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Diversos ,Alto da Boa Vista, Santa Teresa, Cosme Velho, Laranjeiras, Catete, Flamengo - IV R.A / VIII R.A / XXIII R.A _ - Rio de Janeiro
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil