Governo do Estado do Rio de Janeiro
SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA

Patrimônio Cultural
Bens Tombados

Nome: Bens culturais e naturais do litoral de Armação dos Búzios
Número do processo: E-18/001.337/2003

A excepcional beleza cênica da península de Armação dos Búzios, somada às suas características ambientais, faz com que o município seja um dos mais importantes pólos turísticos do país. No entanto, uma visão equivocada desse turismo e a falta de limites à ocupação humana, coloca sob constante ameaça a preservação desses sítios naturais.

O tombamento pretende salvaguardar da destruição dois trechos desse litoral – Área 1 e Área 2 – que ainda mantêm a integridade e originalidade dos ecossistemas típicos da região, agregados ao excepcional valor científico e cultural.

Essa magnífica paisagem é composta por costões rochosos e promontórios com contornos recortados, revestidos por vegetação nativa, entremeados por praias rústicas com areias finas e pedregosas banhadas pelas águas claras e azuis do Oceano Atlântico.

Do ponto de vista botânico ressalta-se a vegetação nativa, classificada como Estepe Arbórea Aberta, localizada nos solos rasos dos costões Fazenda rochosos, nos topos de morro, nos grotões e encostas em declive.

As áreas tombadas constituem-se em verdadeiras amostras da história geológica e biológica de formação do continente americano, ocorrida há cerca de 500 milhões de anos pela colisão de massas continentais, originando uma gigantesca cadeia de montanhas, a Orogenia Búzios – apresentando configuração comparável à da cordilheira do Himalaia.

Tombamento Provisório: 17.10.2003

Tombamento Definitivo:

Localizacão:
  • Área 1 – Sítio Natural com aproximadamente 7,4 hectares, localizado entre o final da praia do Canto, lado oeste, e a enseada da Tartaruga, lado leste, contornando o litoral, abrangendo a praia dos Amores, a ponta da Cruz e a praia das Virgens e os costões. Área 2 – Sítio Natural com aproximadamente 52,2 hectares, compreendendo toda a vertente da costa leste do município, entre a Ponta de João Fernandes, no extremo norte e a Ilha do Boi, no extremo sul. Inclui todo o promontório do Cabo Búzios, contornando o litoral, abrangendo a Ponta do Boqueirão, a Ponta Criminosa, a Praia Brava, a Ponta do Olho de Boi, a Ponta Grossa, o Saco do Forninho, a Ponta do Forno, a praia do Forno, a praia da Foca, a Ponta da Lagoinha, e os costões rochosos entremeados por pequenas praias rústicas. , - _ - Armação dos Búzios
Tecnologia PRODERJ - Todos os direitos reservados
Esta obra é licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuio 2.0 Brasil